quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ser Feliz

Felicidade.

Nos equivocamos no conceito de felicidade. Buscamos a felicidade plena, a já estabelecida pela sociedade, as roupas sofisticadas, os sapatos caros, o carro do ano, um ótimo emprego, um(a) parceiro(a) invejável por outros, estar sendo requisitado para todo tipo de festas e eventos, ter diversos amigos. Isso e outros mil tipos de coisas que vimos nas revistas, a fórmula certa para ser feliz, você vê uma atriz magérrima na capa, etc. Isso pode ser exaustivo, ao invés de ganhar felicidade perde energia em alguns caso a própria personalidade.

Dinheiro é bom, todos nós gostamos, a facilidade que fornece ... Talvez as pessoas se equivoquem por isso. O dinheiro nos dá comodidade, demasiadamente , uma vida inteira buscando ao invés de felicidade dinheiro. Nessa não nos satisfazemos, a nossa vida social estará boa, mas no nosso interior ainda faltará o complemento, a falta da felicidade plena. Vejo a felicidade como uma luta na qual travamos, do que somos e do que desejamos ser. Esse confronto é torturante por mil motivos. - Baixa nossa estima - Nos deixa inseguros(a) - Nos vemos inferiormente - Nos baseamos em padrões pré-estabelecidos. Confrontos, confrontos e mais confrontos. Nos desgastamos.

A felicidade é o bem estar interior, quando nos compreendemos e nos aceitamos plenamente, abrindo um campo para novas aventuras, sem interesse em buscar a felicidade, sim já se sentindo feliz. Sem preocupar-se em se os outros estarão felizes por você, você estar feliz com você!

** Nossa história pessoal é apenas parte de nós. Quando nos olhamos num espelho, temos que transcender a nossa porta de apresentação pessoal (aparência, currículo etc). Somos maiores do que isso, basta não permitir o EGO tomar conta de tudo. Ele faz com que nos vejamos limitados, medíocres, presos. Não é preciso desconstruí-lo, pois ele também é importante para a devida auto-avaliação. Não se pode é dar poder a ele. É como se numa empresa de grande porte, chamassem o faxineiro para decidir sobre os rumos da instituição. Cada um faz bem o que se propõe fazer. O EGO é um subalterno numa macroestrutura que devemos entregar para quem entende. Se formos deixar para ele as nossas grandes decisões, estaremos fadados não só ao insucesso como as más escolhas. O grande diretor presidente de nossa estrutura é o nosso EU SUPERIOR que está “ali” pertinho de DEUS. Quando não temos direção, o melhor a fazer é parar, esvaziar a cabeça e submeter a apreciação d´ELE.

A pergunta é: o que eu estou repetindo que ainda não entendi o porquê? Quando começou o que eu estou insistindo em fazer e para que propósito, o que está me ensinando? Uma vez aprendida a lição extraída dessas perguntas, a vida tratará, espontaneamente, de trazer as soluções.

Somos seres duais, vivendo experiências que precisam ser aprendidas. Não é necessário ficar julgando se fez ou não o que deveria, pois o que foi feito era o possível na hora. Livre-se da culpa, pois além de engessar, não traz nada de inteligente em nossa vida. Pare de perseguir modelos que não são seus. Você é único, portanto fará do seu jeito. Deixe as emoções fluírem, pois elas represadas quando saem, são perigosas. Não fique preocupado com o que os outros pensarão de você, pois não viemos aqui para sermos avaliados por ninguém, isso é outra cilada.

Ser livre é ter certeza que a sua vida está sendo dirigida pelo melhor pra você. É poder ver o que aconteceu de trágico ou de bom e dali extrair o que podemos aprender sobre isso. Nenhum acontecimento é em vão. Tudo está encadeado como numa trama de novela que dará um resultado. Tenha paciência e não queira ver logo o último capítulo. Não fique pensando que nada tem solução, isso é a sua voz interna (arquétipo) que está ali para te boicotar. Quando ela aparecer, converse com ela e faça algumas perguntas tais como o que ela quer dizer com aquilo, de onde surgiu tal história, o que você precisa saber mais sobre isso, até que essa voz não tenha mais função e se transforme num aliado. Aceite seu lado sombrio ou aquele do qual você não gostaria de expor ou mesmo lembrar. Lembre-se que tudo faz parte do nosso todo e quanto mais você aceitar aquilo que te envergonha, mais rápido se transforma em algo produtivo.

A nossa vida é uma série de acontecimentos que se forem compreendidos (sem julgamento) após os sentimentos externados, podemos construir algo verdadeiro e só nosso, com o nosso jeito e entusiasmo. Não fique preso no seu drama. Ele apenas serviu para te construir. Você é mais do que sua história. Aceite a sua grandeza. Isso sim é ser feliz. **


Obs.: Os ** sinalizam um texto escrito por Vera Ghimmel **


Bom Dia & BeijoO ;*

Um comentário:

  1. Nosso Eu de verdade.
    Isso que devemos Ser. SER de verdade.
    A busca incensante e incansável.
    E a luta pra mostrar ao mundo quem somos ao que nos propunhamos e viemos fazer nesta vida.
    E pelo que li, e senti, você, Andreza, veio com os propósitos bem parecidos aos meus: BUSCA DA FELICIDADE. Independente do dinheiro e classe social.
    Sejamos felizes com o que somos. A felicidade está dentro de nós e não numa roupa cara que uma hora irá parar no lixo, rasgada e furada.
    Não está em um carro que uma hora virará ferro velho.
    E assim por diante.
    Pois o material uma hora "virará".
    O emocional sempre SERÁ.
    Espero que tenha entendido a mensagem...
    Beijoca grande em ti e... AMEI seu comentário.

    ResponderExcluir

Obg pelo comentário. Esteja à vontade para visitar o blog quando quiser. Você é bem-vinda aqui. E não se esqueça de levar as coisas boas no coração quando sair. BeijoO ;*